terça-feira, 4 de agosto de 2009

Subsecretaria Antidrogas lança curso de Especialização em Dependência Química

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, por meio da Subsecretaria de Políticas Antidrogas e Universidade Federal de São João Del Rei abrirá 300 vagas para o Curso de Especialização em Dependência Química. As vagas oferecidas serão destinadas aos funcionários e servidores públicos com formação de nível superior, das Secretarias de Estado da Educação, Saúde, Defesa Social, Desenvolvimento Social, Comunidades Terapêuticas integrantes da RCSSDQ (Rede Complementar de Suporte Social na Atenção ao Dependente Químico) e dos Conselhos Municipais Antidrogas integrantes da RICOMAD (Rede Integrada de Conselhos Municipais Antidrogas).
O Curso de Especialização em Dependência Química tem como objetivo formar recursos humanos estratégicos para os sistemas públicos de saúde em nível de pós-graduação oferecendo aos alunos conhecimentos de ponta sobre os vários aspectos da dependência química tendo por base a mais recente literatura internacional. Proporcionar recursos para que os interessados possam atuar em tratamento, prevenção, políticas públicas ou pesquisa relacionada ao álcool, drogas e tabaco.Durante o curso, serão abordados os temas “introdução ao estudo da dependência química”; “neurobiologia, ações e complicações do uso das substâncias psicoativas”, “tratamento da dependência química”; “organização de serviços em dependência química”, “prevenção em dependência química” e “políticas públicas em álcool e drogas”.
No final do curso será apresentada pelo aluno uma monografia e/ou um projeto voltado para a área de dependência química para a instituição a qual faz parte. Para seleção, o servidor e/ou parceiros interessados devem apresentar um anteprojeto ao Secretário de Estado e Presidentes de Conselhos Municipais Antidrogas e Comunidades Terapêuticas à qual pertence, e as secretarias e/ou instituições enviarão todos os anteprojetos anexados em um oficio e encaminharão a Subsecretaria de Políticas Antidrogas/CREAD até o dia 7 de agosto de 2009. (rua Tupinambás, 314 - Centro, Belo Horizonte - CEP: 30.120.070 ). Informações no site www.omid.mg.gov.br ou telefone (31) 3274-1989.

SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA ELABORAÇÃO DO ANTEPROJETO:
1. FRANÇA, Júnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina (2007). Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8ª Ed. Belo Horizonte: Editora UFMG.2. GIL, Antonio Carlos (2007). Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª Ed. São Paulo: Atlas.3. MAY, Tim (2004). Pesquisa social. Questões, métodos e processos. 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário